Atendimento a pessoas enlutadas

“O amor é a fonte de prazer mais profunda da nossa vida, ao passo que a perda daquele que amamos é a mais profunda fonte de dor (...). Amor e perda são duas faces da mesma moeda”

(Parkes)

O luto pela perda de uma pessoa amada é a experiência mais universal e, ao mesmo tempo, mais desorganizadora e assustadora que vivemos.

 

Nada mais é como costumava ser.

 

Neste momento, muitas pessoas enlutadas são encorajadas pela sua comunidade a prematuramente deixar para trás a experiência do luto. Amigos e familiares bem intencionados, mas sem informações adequadas, tentam fazer com que o enlutado reprima seus sentimentos e reorganize rapidamente sua vida.

 

Com as crianças, a dificuldade pode ser ainda maior. Por acreditarem que elas não têm capacidade para compreender o que significa a perda ou na tentativa de poupá-las do sofrimento, os adultos, muitas vezes, não conversam com elas sobre a morte. Não se tem um lugar para os sentimentos e mudanças que uma perda provoca, o que não contribui para a vivência do processo de luto.

 

É importante que o tema da morte e do luto seja conversado para que se possa lidar melhor com essas perdas. Assim, apesar de toda dor e desorganização psíquica, pode-se sentir esperança de transformação, de recomeço.

 

 

 

* Presencial e on-line.

* Atendimento oferecido na modalidade individual a crianças, adolescentes e adultos.

* Para informações sobre grupos terapêuticos, enviar email para contato@flordecerejeira.net.

 

Flor de Cerejeira Instituto de Psicologia

contato@flordecerejeira.net

Tel e Whatsapp: (19) 3243-8284

Unidade I - Campinas

Rua Camargo Pimentel, 918 - Guanabara

Unidade II - Jundiaí

Rua Giácomo Ítria, 126 - sala 4 - Anhangabaú